Afinal, o que são Community Colleges?

Quando o termo Community College aparece, muitas dúvidas costumam vir junto, já que não temos um tipo de instituição correspondente no Brasil.

Então, para que servem? Qual a diferença entre um Community College e uma universidade? Quais as vantagens de cogitar também um Community College?

Na verdade, Community Colleges são instituições de ensino americanas que têm como foco oferecer Associate Degrees, programas educacionais com duração aproximada de dois anos.

Estes degrees podem ser utilizados profissionalmente pelos americanos, mas para alunos internacionais são um caminho para a transferência para uma Universidade (4-year institution), onde o aluno irá completar o restante dos créditos necessários para conseguir o grau de bacharel. Tanto alunos americanos quanto alunos internacionais podem frequentar um Community College antes de estudar em uma Universidade.

20100902computerscience7652
Menos alunos por professor quer dizer mais atenção, o que pode ajudar a melhorar o desempenho acadêmico

Existem diversas razões que levam alunos internacionais todos os anos a optar por iniciar seus estudos no ensino superior em um Community College. O custo é um motivo importante, já que os preços tendem a ser muito mais acessíveis do que nas Universidades.

Os Community Colleges também podem ser vistos como uma oportunidade de incrementar o seu currículo e as suas notas e, assim, ter um perfil mais competitivo para admissão em universidades.

Além disso, Community Colleges geralmente são menores do que as Universidades, tanto no que diz respeito ao campus, quanto ao número de alunos nas salas de aula, o que pode ser uma oportunidade de interagir mais de perto com professores e colegas, e também de se adaptar de forma mais gradual à vida acadêmica americana.

Finalmente, é possível encontrar uma educação de altíssima qualidade em Community Colleges, o que, somado a todas às outras vantagens mencionadas, faz com que eles sejam uma opção muito atraente.

Making Notes from Book
Candidatos que conseguem melhorar seu desempenho em Community Colleges têm mais chances de transferência para universidades

Vale lembrar que, ao fazer a transferência, o aluno que se forma bacharel em uma Universidade recebe o diploma dela, sem qualquer diferença do diploma obtido por alunos que nunca estudaram em um Community College.

Outro fator a ser considerado é que o processo de admissão para os Community Colleges tende a ser mais simples, rápido e menos concorrido do que o processo de admissão das Universidades.

Na maioria deles, é possível se inscrever com alguns meses de antecedência ao início das aulas e, geralmente, o processo de inscrição envolve o envio do histórico do colégio traduzido para o inglês, uma carta de intenção curta, uma ou duas cartas de recomendação de ex-professores e um certificado de proficiência em inglês.

O SAT ou o ACT não costumam ser exigidos e a nota mínima dos certificados de proficiência (TOEFL ou IELTS) também tende a ser mais baixa. Para quem possui um grau insuficiente de proficiência na língua inglesa ou não conseguiu a nota mínima exigida nos testes, muitos deles oferecem ainda aulas de inglês no início dos estudos.

ccFinalmente, Community Colleges podem oferecer aos seus alunos uma vida acadêmica muito rica, promovendo no campus eventos culturais, palestras, esportes e com uma grande variedade de clubes estudantis.

Uma ressalva importante é procurar Community Colleges que tenham serviços de apoio aos alunos internacionais. Esses serviços são importantíssimos para o processo de adaptação do aluno aos Estados Unidos e para o planejamento da transferência para uma Universidade.

E aí? Vai considerar se candidatar para um Community College ou incluir um na sua lista de universidades? Comente abaixo ou converse com um orientador!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s