8 Passos para Aproveitar as Feiras de Educação

Nos meses de agosto e setembro, todos os anos, representantes de universidades americanas vêm ao Brasil para falar sobre suas instituições e encontrar possíveis candidatos. Isso acontece, principalmente, em feiras de educação, como na Feira EducationUSA,

Por isso, essa é uma época excelente para quem tem interesse em estudar nos EUA, já que as feiras são uma ótima chance para tirar dúvidas sobre o processo de admissão, conhecer melhor as instituições e conversar pessoalmente com representantes.

Com centenas de universidades participando desses eventos nos próximos meses, você não pode perder essa oportunidade usando nossos 8 Passos de Como Aproveitar Feiras de Educação:

Antes

1. Escolha bem o evento

Como são muitas as feiras que acontecem, o primeiro passo é definir quais são as feiras mais importantes para a sua pesquisa. Você pode fazer uma triagem verificando nos sites dos eventos quais universidades irão expor no local. Contudo, é importante também lembrar que essas feiras não são apenas uma oportunidade para conhecer pessoalmente aquelas universidades que já te interessam, mas também para expandir sua lista de opções. Então, tenha uma postura flexível ao analisar cada feira, focando nas instituições já conhecidas, mas mantendo-se aberto para conhecer outras de perfil semelhante.

 2. Veja quem estará lá

O evento é também uma oportunidade para causar uma boa impressão nos representantes que você irá conhecer. Por isso, é importante pesquisar sobre as universidades com antecedência para que as conversas sejam produtivas. Aprofunde a pesquisa sobre as universidades que mais te interessam, mas procure também se informar sobre as outras universidades – talvez você se surpreenda!

 3. Faça um plano

Feiras de educação internacional geralmente contam com um grande número de expositores. Sem um plano de ataque, você pode gastar tempo demais em alguns estandes e perder a oportunidade de conhecer outros. Direcione sua visita às universidades que mais chamam a sua atenção, e tente visitá-las primeiro. É uma boa ideia também alocar algum tempo para conversar com universidades que não sejam prioritárias na sua lista, mas que podem oferecer informações interessantes.

Durante

 4. Não se intimide

Essa é uma oportunidade única para o aluno conhecer universidades pessoalmente, então é normal que todos estejam ansiosos para conversar com os representantes. Isso, às vezes, acaba causando um alvoroço que pode intimidar quem está participando da feira pela primeira vez. Seja confiante e tenha paciência! Planeje chegar cedo à feira para garantir que você terá tempo suficiente. Procure ser conciso e direto ao ponto, e assim que obtiver as informações que procura, prossiga para a próxima atividade.

 5. Se destaque

Sempre respeitando o espaço e tempo dos outros participantes, não hesite em se aproximar de um representante para apresentar-se com confiança. Ofereça informações básicas a seu respeito antes de iniciar as perguntas. É importante, também, pensar com antecedência no tipo de perguntas que gostaria de fazer para cada universidade. Perguntas bem-informadas sempre causam uma boa primeira impressão e fazem o aluno se destacar da multidão! Evite perguntas cujas respostas estão disponíveis no site da universidade (Como faço para me candidatar? Quais são os prazos? Que documentos devo enviar?). Use essa oportunidade para aprender mais sobre os valores da universidade, a experiência acadêmica e extracurricular no campus, os critérios mais importantes para admissão, etc.

 6. Pegue contatos

Ao final de uma conversa, certifique-se de que você tem o nome e contato (como e-mail e telefone, por exemplo) de cada representante com quem você conversou. Isso demonstra interesse na conversa! Lembre-se, também, que esse pode ser o início de um diálogo que continuará após a feira e que auxiliará no seu processo de admissão.

 7. Aproveite os outros recursos

Saiba também quais organizações além das universidades americanas estarão participando da feira. É comum que palestras temáticas e sessões informativas, por exemplo, estejam ocorrendo durante as feiras. Organize-se para participar! Não deixe de visitar também o estande do Alumni Advising – EducationUSA, sua fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, para mais informações sobre o processo de admissão para universidades americanas.

 8. Mantenha contato

Um dia ou dois após a feira, escreva um e-mail aos representantes que você conheceu agradecendo pela oportunidade de tê-los conhecido e pelas informações oferecidas. Mais tarde, não hesite em contatá-los caso surja alguma dúvida durante o processo de admissão (lembre-se: boas perguntas, que não estejam respondidas no site da universidade). É muito comum que esses representantes lembrem de certos alunos que conheceram na feira e acabem servindo como um ponto de referência na universidade para o candidato.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s