Quais provas de admissão eu devo fazer?

O processo de candidatura para programas de graduação e pós-graduação nos EUA é holístico, mas existem alguns critérios objetivos que são levados em consideração e medidos através de provas (standardized testing).

Dependendo da universidade e do programa de estudo, as exigências de prova podem variar muito, bem como o peso delas na avaliação da sua candidatura.

Por isso, é importante que você pesquise com cuidado e entenda as exigências das universidades para as quais você vai se candidatar para que, assim, você possa fazer a prova mais adequada a esses requerimentos e também às suas preferências.

Algumas delas visam a avaliar a capacidade de raciocínio lógico e habilidades de leitura e redação do candidato: para graduação, elas são o SAT (Scholastic Aptitude Test) e o ACT (American College Testing).

Para pós-graduação, temos o GRE (Graduate Record Examination) e o GMAT (Graduate Management Admission Test).

Para ambos os níveis, a comprovação da sua fluência em inglês será exigida, e poderá ser feita através do TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou do IELTS (International English Language Testing System).

Listamos abaixo algumas características de cada prova, bem como considerações que poderão ajudar a ponderar qual é a melhor opção para você.


TOEFL vs. IELTS

Como, quando, onde?

O TOEFL é oferecido pela ETS semanalmente, e as inscrições podem ser feitas através do site. Já o IELTS é oferecido quatro vezes por mês e as inscrições também são feitas através do site.

Como existe muita demanda para ambos os testes, faça sua conta através dos sites acima, e, antes de efetuar sua inscrição, verifique com antecedência em quais locais e datas a prova está disponível.

Mais semelhanças do que parece

É importante ressaltar que as duas provas têm o mesmo objetivo: avaliar a sua fluência em inglês através de seções que cobrem compreensão oral, leitura, redação e habilidades de comunicação verbal.

Avaliação Verbal

No IELTS, a sua competência de comunicação verbal é avaliada através de uma entrevista presencial com um examinador.

Já no TOEFL (iBT), essa avaliação é feita online através de seis perguntas cujas respostas você gravará com auxílio de um microfone. A gravação de suas respostas é então transmitida para um avaliador que lhe atribuirá uma pontuação.

Pontuação

No IELTS, a pontuação é calculada numa escala de 0 a 9, usando decimais de 0,5. O TOEFL (iBT) computa uma pontuação global de todas as seções, que vai de 0 a 120, sem decimais.

Inglês americano ou britânico?

Enquanto o TOEFL segue o padrão americano do inglês, o IELTS segue a norma britânica. As diferenças entre essas duas normas da língua não são tão grandes quanto pode parecer, mas as variações de pronúncia e ortografia podem gerar confusão para alguns alunos.


SAT vs. ACT

Como, quando, onde?

Para alunos internacionais, o SAT é oferecido pelo College Board seis vezes ao ano (janeiro, maio, junho, outubro, novembro, dezembro), e as inscrições são feitas pelo siteO ACT é geralmente oferecido cinco vezes ao ano (abril, junho, setembro, outubro, dezembro), com inscrições também feitas pelo site.

Para ambas as provas, faça sua conta através dos sites acima, e, antes de efetuar sua inscrição, verifique em quais locais a prova está disponível.

Estrutura

O SAT tem dez seções, mais do que as quatro do ACT. Enquanto no ACT você trabalha em cada seção (Inglês, Matemática, Leitura, e Ciência) de uma vez só, com a redação opcional no final da prova.

No SAT, o conteúdo das três áreas principais (Matemática, Leitura e Interpretação e Redação) é dividido em 10 seções menores que são intercaladas, com a redação obrigatória no início.

Vocabulário

O nível de sofisticação do vocabulário encontrado no SAT é maior do que no ACT. No SAT, as perguntas são feitas de forma mais indireta, e você pode precisar de mais tempo para interpretar o que está sendo perguntado.

Nível de Matemática

O ACT engloba conceitos mais avançados de matemática: além de noções básicas de aritmética, álgebra e geometria, o seu conhecimento de trigonometria é testado também.

Redação

A redação de 25 minutos do SAT é obrigatória e sua nota é computada no cálculo da nota final. Já a redação de 30 minutos do ACT é opcional, porém muitas universidades podem exigi-la como critério de avaliação. Se você decidir fazer a redação, a sua nota será computada separadamente das outras seções do exame.

Seção de Ciência

Existe uma seção de ciência no ACT, que não faz parte do SAT. Vale lembrar que essa seção não exige conhecimento específico de conteúdos de biologia, química, física, etc. O que ela testa é a sua habilidade de raciocínio e análise de fatos inseridos num contexto científico.

Vale chutar?

No SAT, ao tentar adivinhar a resposta certa (ou “chutar”) e errar, você pode prejudicar sua pontuação final. Se você não conseguir eliminar pelo menos uma das alternativas, talvez seja melhor deixar a questão em branco. O ACT não tem a mesma penalidade para respostas erradas.

Isso não deve ser necessariamente um critério para escolher entre uma prova ou outra, mas algumas pessoas ficam mais ansiosas com essa penalidade do chute.


GRE vs. GMAT

Como, quando, onde?

O GRE é oferecido pela ETS (Educational Testing Service), e as inscrições são feitas pelo site. O GMAT é oferecido pelo GMAC (Graduate Management Admission Council), e as inscrições também são feitas pelo site.

Não há datas fixas para a realização das provas. Ambas podem ser agendadas online, e a disponibilidade dependerá do centro aplicador. Verifique no site qual a localidade mais conveniente para você.

Onde são aceitos?

O GMAT é aceito na maioria de programas de MBA (Business Schools) e alguns programas de economia. Enquanto o GRE é aceito pela maioria dos programas de pós-graduação em áreas não relacionadas a administração (graduate schools), um número crescente de escolas de MBA vem o aceitando também como critério de avaliação.

Estrutura

O GRE é constituído por uma Seção Analítica com duas redações, duas Seções Verbais e duas Seções Quantitativas. Além disso, a prova tem uma Seção Experimental que pode ser verbal ou de matemática.

O GMAT possui uma Seção Analítica com uma redação e uma Seção de Raciocínio Lógico, bem como uma Seção Quantitativa e uma Seção Verbal.

Conteúdo

O GMAT é, de uma forma geral, uma prova mais rigorosa, principalmente no que diz respeito ao nível de matemática e raciocínio lógico exigido.

O GRE tem um enfoque maior no conhecimento de vocabulário e escrita. Normalmente, os candidatos pensando em fazer o GMAT precisam de mais tempo de preparação para a prova.

Quem deve fazer?

O GMAT é uma prova perfeita para candidatos interessados somente em programas de MBA e economia, e que querem ressaltar suas habilidades quantitativas.

Já o GRE é uma opção boa para alunos que estejam abertos a programas em áreas diversas, ou que estejam aplicando para ambos os tipos de programas – MBA e outros.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s