Não perca nenhum detalhe na reta final

No começo de outubro, muitos candidatos iniciam a fase final do processo de candidatura a universidades americanas. Conforme alguns prazos vão se aproximando, os candidatos precisam ficar atentos aos detalhes para que não se esqueçam de nenhum passo importante.

A partir desse mês até o fim do ano, é a hora de finalizar, conferir, e enviar! Por isso, trazemos dez lembretes-chave do que fazer e o que evitar nessa etapa final do processo.

Do!Faça um levantamento com todos os prazos finais das universidades para as quais você está se candidatando.

Lembre-se que esse prazo pode variar bastante de uma instituição para outra, e que os prazos de entrega de documentação para comprovação financeira e solicitação de bolsa podem ser diferentes também.

Don't!Não espere muito para pedir as cartas de recomendação

Seus professores provavelmente são muito ocupados, e podem precisar de bastante tempo para escrever a carta. Por isso, marque uma conversa com o professor para explicar o que você precisa o quanto antes. Depois, mande um e-mail a ele ou ela, relembrando seus prazos.

Do!Revise, revise, revise, revise outra vez.

Normalmente, um bom texto passa por muitos rascunhos até chegar à versão final. Separe um dia, por exemplo, só para revisar o conteúdo e a estrutura dos parágrafos.  Num outro dia, foque em questões de ortografia. Procure também pessoas que possam ler seu texto e dar opiniões construtivas.

Don't!Evite duplicidade e materiais “reciclados”.

É normal que os alunos aproveitem partes da redação de uma faculdade para a outra. Mas as universidades sabem identificar facilmente quando o aluno apenas “copiou e colou” o material, sem adaptar. Procure evitar parágrafos que foram claramente “reciclados,” e de maneira alguma envie qualquer material com o nome errado da universidade.

Do!Discuta sua estratégia de candidatura com seu school counselor ou um orientador da rede EducationUSA.

Se você está pensando em aplicar early action ou early decision para alguma universidade, por exemplo, lembre-se que os prazos são mais adiantados, e assegure-se de que essas opções são a escolha certa para você. Você pode encontrar mais informações aqui.

Don't!Não liste atividades que não são consideradas extracurriculares!

Confira as atividades que você listou e pense na relevância que cada uma tem para o seu application. Atividades esportivas ou artísticas, organizações estudantis e trabalho voluntário são bons exemplos. Ir à academia do prédio ou navegar na internet são maus exemplos.

Do!Confira todos os formulários!

Certifique-se de que nenhum campo importante foi deixado em branco, que não há erros ortográficos e nem abreviações que dificultam o entendimento. Antes de enviar o Common Application eletronicamente, por exemplo, você tem a opção de visualizar uma cópia para impressão. Para alguns candidatos, o exercício de revisar uma cópia impressa do formulário pode ajudar a identificar erros.

Don't!Não desrespeite o limite de palavras.

As universidades estabelecem um limite de palavras (mínimo e/ou máximo) para as suas redações. Tente ficar o mais perto possível desses limites, pois a sua capacidade de se expressar de forma concisa e objetiva também é analisada pelas universidades.

Do!Dedique tempo suficiente aos materiais suplementares.

Muitas faculdades exigem materiais suplementares que complementam seus formulários de inscrição. Elas podem pedir que os alunos escrevam redações extras,  respondam questionários específicos, mandem materiais de apoio ou portfólios, etc. Planeje com tempo suficiente para preencher esses requisitos suplementares, já que às vezes eles podem tomar tanto tempo quanto o próprio formulário.

Don't!Não envie materiais que não foram pedidos sem antes saber que a universidade aceita.

Alguns alunos sentem que outros materiais podem dar força a sua candidatura. Algumas faculdades podem ser mais flexíveis nesse quesito, permitindo que o candidato envie uma carta de recomendação extra, por exemplo. No entanto, é fundamental verificar com a universidade se eles estão dispostos a ler qualquer material que não é oficialmente exigido. Não mande nada “extra” por conta própria.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s