Como montar um bom portfólio?

Normalmente, quem quer fazer uma graduação nos EUA não se candidata a um curso, mas a uma universidade. No entanto, as universidades pedem materiais complementares para candidatos a algumas áreas, para avaliar habilidades específicas dos candidatos. Para cursos em artes visuais, é possível que as universidades peçam o seu portfólio.

Montar um portfólio pode ser uma ótima oportunidade e um grande desafio, seja para quem não tem muitos trabalhos ou mesmo para quem tem vários e precisa fazer uma seleção. Por isso, vamos te ajudar visualmente!


 Comece com antecedência

Nascer do sol na Tailândia, Ko Samui

Ainda que você já tenha tido contato com diferentes técnicas e tenha muitos trabalhos prontos, é bom usar um tempo para ver as exigências específicas de cada instituição e escolher com muito cuidado o que você vai mostrar.

Em geral, as universidades podem pedir entre 12 e 20 trabalhos, incluindo desenhos de observação. Elas podem pedir para você incluir:

  • Desenhos prontos;
  • Esboços;
  • Obras em 2D e 3D;
  • Trabalhos de design (também em 2D e 3D);
  • Outros trabalhos em mídia digital;
  • Trabalhos em outras mídias;
  • Outros tipos de arte.

Lembrando que as exigências não são fixas e podem variar bastante.


 Quais trabalhos eu devo incluir?

Licença Creative Commons

O portfólio é uma parte tão fundamental da sua candidatura quanto as redações. Você tem que usar o mesmo rigor para os dois. É através deles que a universidade vai saber quem você é, como artista e como aluno. Então a pergunta que você tem que se fazer na verdade é “Quais trabalhos refletem melhor o meu trabalho e quem eu sou?”.


Seja original

Wanderer above the sea of fog por Caspar David Friedrich

As universidades dão muita ênfase em pedir trabalhos originais. Você tem que mostrar o seu talento, sua individualidade, sua experiência e o seu potencial.


Dê o seu melhor

Kazimir Malevich [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

Na redação, cada palavra deve estar lá por um motivo. Da mesma forma, cada trabalho incluído no seu portfólio tem que ter um propósito. Aqui também vale a regra minimalista de “menos é mais”: prefira qualidade à quantidade.


Enfrente os desafios

Light painting screw por Karster Knöfler

As exigências específicas vão dizer o que a universidade está esperando de um candidato, mas procure manter os pontos fortes de um bom portfólio. Mostre variedade de trabalhos e técnicas, sua criatividade e suas habilidades específicas. Saia da sua zona de conforto.


 Quando eles querem ver mais do que resultados

Two sketches of Krishna playing a flute, seen from the front, por Theo van Doesburg

Também é possível que peçam para você descrever e explicar:

  • Projetos;
  • Os problemas encontrados;
  • As soluções;
  • As ideias por trás de algum trabalho;
  • Os conceitos;
  • As suas realizações;
  • Por que você escolheu aquele trabalho em especial;
  • Quais eram os seus objetivos.

Isso quer dizer que eles querem entender o quê, como e quando você criou, como foi o processo e qual o significado que isso tem para você para avaliar a sua candidatura.

No entanto, mostrar todo o seu desenvolvimento, desde quando você começou a desenhar, por exemplo, pode mais prejudicar do que ajudar. Trabalhos mais recentes costumam ser os melhores, e é o seu melhor que você tem que mostrar.


 É melhor estar prevenido

Adaptado de Creative 404 Pages por theollybanksLicença Creative Commons

Problemas técnicos são famosos por um motivo: eles podem acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa. No entanto, eles tendem a acontecer menos com pessoas que pensam com antecedência no que pode acontecer e se organizam.

Se a universidade pede que você faça o upload dos seus trabalhos, em um sistema próprio ou pelo Common App SlideRoom, leia as instruções com bastante atenção. Cuidado também com as especificações do arquivo, com o meio, formato, tamanho e qualidade exigidos. Se você souber antecipadamente como deve estar o arquivo final, isso vai te dar mais tranquilidade ainda na hora de enviar.


 Feedback e inspiração

Speech Bubble PSD por nishithvLicença Creative Commons

Em suma, tente não se repetir. Mostre os melhores, mais recentes, mais variados trabalhos, todos originais.

Use esse post se precisar de inspiração, e, para receber feedback sobre como montá-lo, aproveite esse evento, no qual você poderá revisá-lo diretamente com especialistas de admissão, ou passe conosco em uma orientação individual para ter todo o apoio ao montar a sua candidatura!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s