Get ready to be tested

Para admissão em graduaçãopós-graduação nos EUA, além dos históricos escolares, cartas de recomendação e redações, as universidades e faculdades americanas também podem exigir standardized tests.

Isso às vezes parece desafiador, especialmente para as provas que também são feitas por americanos, já que são formatos muito diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil, mas a verdade é que é possível. Basta saber como se preparar.

O melhor exemplo disso é Gustavo Torres da Silva, que tem uma história incrível. Morador do Capão Redondo, ele participou do programa Oportunidades Acadêmicas, fez o processo de admissão com o apoio da rede EducationUSA e foi aprovado no MIT, em Harvard, Stanford, Columbia e Duke Universities.

Gustavo falou de algumas das estratégias do que fez para se prepararse organizar e manter o foco ao longo desse post.

Pessoas em um campo, um rapaz com um binóculos

Pesquise para estar pronto

“[o teste] não é determinante na aprovação ou não, já que as universidades dos EUA avaliam o perfil do aluno como um todo e de várias formas para decidir se ele terá um impacto positivo naquele ambiente.”

Em geral, para graduação e pós-graduação, as instituições americanas vão exigir uma prova de proficiência em inglês e/ou uma prova de conhecimentos gerais ou específicos.

No entanto, essas exigências variam muito de acordo com a instituição e o curso, especialmente para community colleges.

Então, o primeiro passo depois da pesquisa de instituições é ver quais são exigidas para o curso que você quer e quais são as datas internacionais.

“Sete livros (uns mais grossos, outros menos), pilhas de folhas de simulados de provas e cadernos inteiros preenchidos com rascunhos de redação. […] Enquanto organizava essa bagunça, percebi o esforço que direcionei ao meu sonho de estudar fora e experimentei uma sensação boa de conquista.”

O ideal é começar a estudar e se preparar entre um ano e 18 meses antes de quando você quer começar o curso.

Existem muitos sites, livros e cursos disponíveis para ajudar você a se preparar, inclusive no próprio site das provas.

Além disso, alguns candidatos também fazem os testes mais de uma vez para melhorar as notas.

Mas atenção! Quem quer estudar em um community college precisa ficar atento, já que alguns não exigem standardized tests para admissão. Por isso, veja sempre os requerimentos específicos no site.

2836scr

Do you speak it?

Para avaliar se quem não é falante nativo de inglês está preparado para acompanhar aulas, muitas instituições americanas vão pedir que você faça uma prova de proficiência de inglês.

Os testes mais pedidos são o TOEFL e o IELTS (fizemos um post sobre a diferença entre eles). Algumas instituições também aceitam o MELAB e o PTE.

Alguns community colleges exigem esses testes, mas nem todos. Muitos fazem avaliações próprias e eles também podem oferecer cursos de inglês (IEPs) para alunos que precisam de mais proficiência.

under

Graduação

“[o SAT] não aborda conteúdos muito específicos, como química, história e geografia; a prova contém “apenas” 3 áreas, matemática, leitura e escrita; […] Há ainda mais alguns detalhes, como a importância do controle do tempo (timing) nessa prova. São 200 testes e 1 redação em 3h45. Saber fazer a prova (saber como ela é, no que você tem mais facilidade e dificuldade, no que gasta mais tempo, …) é essencial!”

A maioria das graduações de quatro anos exigem o SAT ou o ACT para a admissão, mas community colleges dificilmente pedem esse tipo de prova.

  • SAT é um teste de inglêsmatemática, em grande parte de múltipla escolha e com uma redação.
  • Os SAT Subject Tests podem ser opcionais para a admissão e são testes de múltipla escolha que medem o seu conhecimento em áreas específicas.
  • ACT é um teste de inglês, matemática, leitura e interpretação e raciocínio científico de múltipla escolha, mais uma parte opcional de redação.

study grad

Pós-graduação

Como os cursos são mais direcionados, as exigências variam bastante. Por isso, sempre verifique os requisitos específicos das instituições.

O teste que é mais geralmente aceito é o GRE. No entanto, dependendo do curso, podem ser pedidos outros testes, que medem conhecimentos específicos, como o GMAT, o MCAT, o LSAT ou o DAT.

  • GRE: teste que avalia suas habilidades de raciocínio verbal, quantitativo e redação analítica
  • GMAT: teste que mede habilidades verbais, matemáticas e de redação analítica básicas para admissão em MBA. Algumas instituições também aceitam o GRE.
  • MCAT: teste de múltipla escolha que avalia habilidades de resolução de problemas, raciocínio crítico, redação e conhecimento de conceitos e princípios científicos para o estudo de medicina.
  • LSAT: teste que mede as habilidades de leitura, interpretação e raciocínio verbal que law schools usam como um fator de avaliação para admissão.
  • DAT: teste de múltipla escolha para medir habilidades acadêmicas gerais, compreensão de informações científicas e habilidades de percepção, usado para admissão em escolas de odontologia.

 Planejamento, estratégia e motivação

“[Me desafiei a] estudar, no mínimo, 1h por dia para o exame. Desse tempo, 25 min são dedicados a elaborar uma redação no modelo do SAT. O tempo é curto porque é o que temos durante a prova. Uso o resto para me dedicar a outras partes do teste, especialmente à interpretação de texto (Critical Reading). Para me lembrar desse desafio, coloquei um post-it no meu armário escrito “Já estudou para o SAT hoje?”. Poder responder que “sim” é uma das melhores sensações do dia.”

Essas são algumas das coisas que pessoas como o Gustavo nos ensinam a ter e que ajudam muito para se preparar para os testes.

Depois de saber quais testes você deve fazer, consulte o site de cada um deles para saber mais.

Você também pode usar gratuitamente a biblioteca especializada do nosso escritório, que tem livros de preparatórios, simulados e muito material sobre a admissão.

Além disso, a Alumni oferece cursos preparatórios para TOEFL e SAT.

Lembre-se: estudar nos EUA é um desafio e tanto, mas também é uma conquista que vale muito a pena!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s