Jovens Embaixadores 2016: Foi dada a largada!

Veja o lançamento do programa com Liliana Ayalde, embaixadora dos Estados Unidos, participantes americanos e Billy Storch, Jovem Embaixador de 2015:

Jovens Embaixadores é um programa da Embaixada Americana que leva alunos da rede pública, que são exemplos de liderança, cidadania, excelência acadêmica e conhecimento de inglês em suas comunidades, para de três semanas nos Estados Unidos, com programação exclusiva.

“Talvez nem todos [os Jovens Embaixadores] tivessem pensado nisso naquele momento, mas pude perceber que carregavam uma expressão curiosa. Um brilho nos olhos que dizia: eu venci. Lutei e estou aqui em Washington vendo a neve cair. E não só pela neve, mas por tudo que ela representava em nossa vida naquele momento.”

Emilly Borret, JE de 2015

Durante a primeira semana, os selecionados visitam Washington e os principais monumentos, participam de reuniões, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas de liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana em Washington, todos são divididos em subgrupos e cada um dos participantes viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados-anfitriões, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas, conhecem jovens da sua idade, participam em atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Esses são os 50 Jovens Embaixadores brasileiros de 2015, formando as letras de Youth Ambassadors, nome do programa em inglês
Em 2015, o programa teve 50 participantes brasileiros, que estão na foto, formando as letras do nome do programa em inglês, Youth Ambassadors.

É uma experiência única, a partir da qual os participantes podem abrir novas perspectivas, criar fortes laços de amizade e, especialmente, estabelecer a troca cultural entre Brasil e Estados Unidos.

Parece incrível, né? Então atenção: falta só um mês para o prazo para as inscrições, que vão até 9 de agosto!

Essa oportunidade é oferecida a 50 jovens brasileiros que serão selecionados por várias etapas.

Para a primeira etapa, o candidato deve já preencher alguns pré-requisitos:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro de 2016);
  • Ter pouca ou nenhuma experiência no exterior;
  • Nunca ter viajado para os Estados Unidos;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ser aluno do ensino médio na rede pública;
  • Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

Por isso, não perca tempo e esteja pronto para ter uma experiência que pode mudar vidas!

As inscrições são feitas pelo Facebook do programa. Depois de preencher o formulário de inscrição online, você recebe imediatamente uma resposta automática dizendo se você preenche os pré-requisitos básicos do programa e se foi aprovado(a) ou não para a Etapa 2.

“Uma honra não só compartilhar todas as experiências únicas que passamos, mas também criar um vínculo tão forte como o que criamos. Deixamos pra trás muita gente para sermos selecionados. Mas demos um passo à frente em liderança e conhecimento a cada minuto que passava. A intensidade do programa fez com que crescêssemos, e com que abríssemos a mente às diferenças. Conhecer vocês foi uma imersão cultural.

Além de vivenciar a cultura dos Estados Unidos, eu vivenciei a cultura do meu Brasil, e o que vi foi uma esperança de um lugar melhor. Obrigada por me fazerem conhecer cada partezinha desse país. Não acredito que ele poderia estar mais bem representado. Depois desse tempo juntos, acho que todos concordam que o desafio mais difícil do programa, talvez da minha vida, foi dizer adeus. Foi pouco tempo, mas já nos considerávamos irmãos.”

Kássia Gianise Machado Scharlau, JE de 2015

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s