Starting Fresh: community college

Juan começou a passar em Orientação Individual conosco no começo de 2014. Ele já estava fazendo graduação em uma faculdade aqui no Brasil, mas tinha o objetivo de transferir ou começar de novo o curso nos Estados Unidos, em uma universidade.

Depois de começar o processo, ele acabou decidindo ir para um community college, para depois fazer transferência para uma universidade de quatro anos.

Ele está no seu primeiro ano, e está muito feliz! Veja a sua história:


Perfil


Nome
: Juan Filho

Área de interesse: Mechanical Engineering

Estudando em: Santa Barbara City College


Primeiro, eu descobri que queria ir para alguma faculdade nos Estados Unidos. Então eu tranquei a faculdade aqui no Brasil, onde, por sinal, eu tinha boas notas, e comecei a me preparar para os testes.

O problema comigo foi que eu tive aproximadamente um mês pra me preparar para cada teste, pois acabei por decidir estudar nos EUA de última hora.

Por algum “motivo sobrenatural”, fui mal no SAT, sendo que tinha tido um excelente resultado no TOEFL e estava praticamente gabaritando os simulados.

Eu não tinha muitas chances de entrar nas universidades grandes, e eu penso que, se for pra estudar lá, tem que ser em uma das melhores.

Então, eu lembrei do que a minha orientadora do Alumni Advising-EducationUSA havia me dito sobre os community colleges, que são faculdades locais e “menores”, onde você estuda por um período (aqui na Califórnia, geralmente dois anos), e depois pede transferência para uma universidade de quatro anos.

Na minha opinião, community colleges são a melhor opção de estudo aqui nos Estados Unidos, só perdendo para a admissão direta na universidade com bolsa de estudo.

Se não fosse pela orientação individual, eu não sei se descobriria os community colleges a tempo. Foi a minha salvação e uma das minhas melhores decisões foi ter ido ao escritório pessoalmente para discutir meu caso.

No community college, você tem salas menores e muito mais contato com os professores. Ontem, meu professor de cálculo ficou conosco no laboratório de matemática até às 7 da noite (sim, aqui tem muito mais homework). Além disso, community colleges são muito mais baratos que as grandes universidades, inclusive as públicas.

Minhas dicas pra quem está se preparando para ir agora são as seguintes:

Se você tem dinheiro suficiente, e arcar com os custos da universidade sem bolsa não vai fazer muita diferença, se programe e deixe um bom tempo de estudo para os testes, especialmente para o SAT, que parece ser muito fácil, mas é bem traiçoeiro.

Se você não tem tanto dinheiro e tem tempo para se preparar para os testes, vá fundo! Dependendo do seu background, você tem chances de conseguir bolsa.

Mas, caso não tenha tempo, ou queira economizar, vá para um community college.

1024px-SBCC_West_campus

Eu estou muito feliz de estar aqui.

Santa Barbara é uma cidade linda, a faculdade é muito forte. Conheci algumas pessoas, nessas poucas semanas que estou aqui, que conseguiram fazer transferência para as UCs, USC, Harvard, Princeton, etc.

Então, sim, community colleges são demais. Fora que, dependendo do community college, o clima é praticamente igual ao de uma universidade. No meu caso, estou estudando no SBCC, que fica a poucas milhas da University of California, Santa Barbara, então tem muita ligação entre os alunos e isso é muito positivo.

Caso você vá para algum community college, se todos forem iguais ao meu nesse sentido, prepare-se para ser testado.

Como os critérios são menos rigorosos para a admissão, eles acabam tendo critérios para você se registrar nas aulas. Eu pude escapar de fazer prova de inglês, pois tinha nota no SAT. Porém, não consegui escapar da prova de matemática, para a qual eles não consideram a nota do SAT, mas é relativamente simples, consegui passar depois de estudar um pouco.

Tenho certeza que vou conseguir transferência para alguma faculdade grande. Aqui, só dependemos de nós mesmos e, se a gente se esforça, é muito recompensado.

Enfim, estou no meu primeiro ciclo aqui, que é o de verão, tendo aula de cálculo todo dia e estou me matando de estudar, devido à quantidade enorme de homework, mas estou muito feliz, já que vim aqui pra isso.

Aliás, não se assuste com o GPA (Grade Point Average, de 0 a 4.0) que a maioria das faculdades grandes exige. Ontem, eu ajudei um colega de sala com um problema de matemática, e ele, por acaso, tem um GPA 4.0, que é o máximo possível, o que significa que ele não é nenhum gênio. Portanto, é completamente possível qualquer pessoa esforçada conseguir.

Finalmente, se você for para um community college, procure o programa de honors.

Alunos nesse programa têm prioridade de transferência. Além disso, se puder escolher suas atividades extracurriculares, evite clubes, pois tomam muito tempo que poderia ser de estudo, e priorize serviços voluntários.

Conheça famosos que também estudaram em community colleges:
Halle Berry, atriz conhecida também pelo seu papel como Tempestade em X-Men, estudou no Cuyahoga Community College
Halle Berry, atriz conhecida também pelo seu papel como Tempestade em X-Men, estudou no Cuyahoga Community College

8 comentários em “Starting Fresh: community college”

    1. Oi, Júlia!

      Geralmente, as Community Colleges exigem apenas o TOEFL, os históricos traduzidos e os formulários de candidatura. É preciso, no entanto, que você verifique com o departamento de admissões da College de seu interesse para ter certeza, uma vez que há diversas exceções a essa norma.

      Esperamos ter ajudado.

      Curtir

  1. Então basta apresentar históricos traduzidos e resultado do toefl, certo? Entretanto, acontece que já possuo graduação. Nesse caso compensa fazer uma community college? Então, seria necessário apresentar o histórico traduzido da graduação que realizei? Eu poderia pedir transferência para uma pós em uma usc através da sbcc? E então, neste caso seria necessário permanecer 2 anos estudando já tendo ensino superior ou um ano acadêmico já seria o suficiente?

    Curtir

    1. Olá Aline.
      No caso de já ter uma graduação, o que recomendamos e o que é mais adequado é que você realize um curso de pós nos Estados Unidos. De qualquer forma, seria necessário ver a lista específica de documentos das instituições para as quais você gostaria de se candidatar.
      Podemos te ajudar com suas demais dúvidas, apenas recomendamos que entre em contato conosco através do e-mail advising@alumni.org.br.

      Curtir

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s