De São Paulo para Michigan

Já imaginou trocar o clima tropical do Brasil pelo congelante Norte dos Estados Unidos? Conheça hoje a história de como uma brasileira completou o processo de aplicação para as universidades americanas com o nosso centro e escolheu o frio para ingressar em uma das escolas mais renomadas de Engenharia do Mundo.

Para entender melhor como é estudar lá, leia sobre a experiência da Petra:


Perfil

Nome: Petra Lieberpetraaq

Status: University of Michigan, Class of 2019

Área de Interesse: Engenharia

Focada em liderança, pesquisa e preparação de carreira, University of Michigan tem como foco principal criar uma comunidade criativa.


O sonho de estudar nos Estados Unidos já vinha de muito tempo, desde o Ensino Fundamental. Apesar disso, foi só no meio do meu último ano do Ensino Médio que eu fui atrás de ajuda do EducationUSA. Toda a experiência do processo de aplicação pode ser bem overwhelming na reta final, e por isso a ajuda que eu tive foi indispensável.

Ross_School_of_Business_Building,_University_of_Michigan,_Ann_Arbor,_Michigan
College of Engineering

A principio, o que mais me preocupava eram os tão temidos personal statements. Esse tipo de essay era completamente diferente do que eu aprendia na escola, e eu não fazia ideia de como seria a melhor abordagem na escrita desses textos. E foi já na primeira reunião com a minha orientadora, quando ficamos decidindo por mais de uma hora o que eu escreveria em cada um dos muitos essays, que eu me dei conta de o quanto seria ótimo ter aquela ajuda.

Com o tempo, porém, fui percebendo cada vez mais que a ajuda que eu recebia do EducationUSA ia muito além da escrita dos essays.  Recebi ajuda na tradução de documentos, na aplicação de financial aid, e em tudo o que gerasse qualquer dúvida. Além disso, aplicar para a University of Michigan, hoje minha casa, foi ideia da minha orientadora. Sem ela, eu provavelmente não estaria aqui, tendo os mais maravilhosos momentos.

michigan
University of Michigan estádio de Futebol Americano – The Big House

Hoje, quase um ano depois de todo o processo até chegar onde estou , e me preparando para o meu primeiro inverno congelante, tenho certeza que fiz uma sucessão de escolhas certas, desde procurar ajuda do EducationUSA, até escolher o College of Engineering da University of Michigan como meu lar. Só tenho a agradecer ao EducationUSA por todo o apoio neste processo tão complexo. E para os futuros aplicantes, deixo aqui meu boa sorte, e go for it, porque posso garantir que essa é uma experiência, tanto acadêmica quanto de vida, que eu não trocaria por nada.

GO BLUE!


Um semestre de Petra já se passou e diz que tudo está maravilhoso e que o inverno tem sido estranhamente mais quente do que as pessoas de Michigan estão acostumadas. Diz também que suas aulas tem sido maravilhosas e que está cursando uma carga horária de 18 créditos, que é o máximo possível para um aluno desta universidade.

Entre seus planos para este verão podemos citar: a participação,  com o Departamento de Engenharia da University of Michigan, em um seminário com foco em energia na Universidade Técnica de Berlim (Technischen Universität Berlin)– que também lhe servirá de créditos para o seu Minor em International Relations


E você? O que achou?

Se pretende fazer o processo de aplicação para Universidades Americanas, não perca tempo e comece sue pesquisa aqui.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s