LL.M. 101: O Que Saber Antes de Aplicar

Não é raro ouvir que quem fez Direito no Brasil está fadado a permanecer no país até o fim da carreira, isso se quiser fazer valer a educação. O sistema jurídico brasileiro é infinitamente distinto dos sistemas de Common Law e não há reconciliação.

justice-peaking-blog

Se você está lendo este post até agora, deve imaginar que isso não é verdade. Advogados e bacharéis em Direito que querem estudar nos Estados Unidos têm, no mínimo, duas opções: o LL.M. (Master of Laws) e o JD (Juris Doctor). Ambos têm suas vantagens e desvantagens e, este mês, vamos explorar as características de cada um, a começar pelo LL.M.:


1. O que é o LL.M.?

llm

O LL.M. é uma pós-graduação em Direito internacionalmente reconhecida. Geralmente, o aluno obtém o diploma após completar um curso de um ano de duração em regime de tempo integral. A maioria inicia o LL.M. em busca de uma especialização em alguma área específica do Direito. Alguns exemplos são Corporate Law, Environmental Law e Human Rights, mas há muitas outras áreas de estudo para abordar. Além disso, algumas universidades oferecem aulas preparatórias para realizar o bar exam em determinados estados americanos.


 2.O que o LL.M. não é?

true-false-630x380

Ao contrário do que se possa pensar, o LL.M. não é uma licença para advogar no Estados Unidos. Para isso, é necessário fazer o bar exam do estado onde pretende trabalhar. Verdade, o LL.M. permite que se faça o bar exam em alguns estados. Em outros, é necessário fazer o JD, que será discutido em um post futuro. Em todo caso, é necessário avaliar com cuidado que opção serve melhor aos seus interesses.


3.Por que o LLM?

shutterstock_78634858-resized-600

A maioria das pessoas busca o LL.M. como especialização em alguma área do Direito. Mas ele não oferece somente isso; a pós pode, por exemplo, valorizar o seu currículo incluindo nele uma universidade de maior prestígio. Além disso, a experiência internacional, tanto acadêmica como profissional , assim como a melhora que ela proporciona ao seu inglês, é muito bem vista no mercado de trabalho brasileiro


4. O que eu preciso fazer pra chegar lá?

6358406831795783593800550

Claro que cada universidade tem suas peculiaridades; é essencial verificar com o setor responsável quais são as da instituição do seu interesse. De modo geral, o primeiro passo é ter uma graduação em Direito. Feito isso, o mais difícil já passou. Em seguida, você precisa comprovar sua proficiência no inglês através de um TOEFL ou IELTS (há processo de dispensa para quem é nativo). Peça a seus professores da universidade ou supervisores no trabalho que lhe escrevam cartas de recomendação, escreva seu personal statement e currículo (em inglês, claro) e peça as traduções dos seus históricos e diplomas (o Alumni Advising – EducationUSA oferece esse serviço); você vai precisar de todas essas coisas para o processo de aplicação. O último passo é preencher o formulário de application através do LSAC.


5. O que é um LSAC?

lsac

O Law School Admission Council  (LSAC) é uma organização sem fins lucrativos que auxilia candidatos a programas da área do Direito nos Estados Unidos, no Canadá e cada vez mais outros países. Ele oferece às escolas uma avaliação padrão de aptidões de leitura e expressão oral que podem ser usados junto a outros fatores no processo de admissão.


llm-graduation

Pode parecer complicado, mas o Alumni Advising – EducationUSA estará a postos para ajuda-lo a cada etapa do processo. Afinal de contas, atualmente, só fica parado quem quer.

Para aqueles ansiosos por dar o primeiro passo, temos a oportunidade perfeita: no dia 8 de junho, a University of Virginia se junta ao EducationUSA para dar uma palestra online, interativa e gratuita sobre pós-graduação nos Estados Unidos, com foco específico na área de Direito. Para mais informações e inscrições, clique aqui!

 

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s