O outro lado da Pós-Graduação em Direito

Me chamo Raul Torrão, sou formado em Direito por uma universidade brasileira e decidi ir estudar nos EUA após 1 ano e meio exercendo advocacia em São Paulo.

thisorthat

Juntamente com a difícil escolha das universidades para as quais deve-se aplicar, o estudante de Direito deve também escolher seu curso na Law School: Juris Doctor (JD) ou Masters of Law – Legum Magister (LLM).

O Juris Doctor é um graduate course que dará a formação jurídica em Common Law (sistema jurídico norte-americano) ao estudante, exigindo-se que o applicant seja graduado ou esteja próximo à graduação em um undergraduate course (bacharelado). A duração média do curso é de 03 anos em período integral.

Por sua vez, o Masters of Law é um mestrado em Direito disponível em diversos focos nas universidades norte-americanas. Tratando-se de um mestrado, exige-se formação jurídica anterior. A duração média do curso é de 01 ano em período integral.

Para aqueles que são graduados em Direito no Brasil, a formação em Civil Law é equiparada a um undergraduate course pelas universidades dos EUA e não o qualifica para realizar a prova da entidade de classe, a Bar Association, com a exceção de poucos estados. Na maioria dos casos, sua formação jurídica prévia apenas lhe possibilitará escolher cursar o JD ou o LLM e lhe trará alguns créditos a serem abonados, economizando-lhe tempo e dinheiro.

Se o aluno preenche os requisitos para cursar tanto o JD quanto o LLM, sua escolha pode ser norteada pelo seu objetivo final e pela sua disponibilidade de recursos e tempo.

American_Bar_AssociationO meu objetivo pessoal me levou a optar pelo JD, uma vez que é um requisito para realizar a prova do Bar Association no estado que escolhi.

Para aqueles que tem como primeiro objetivo suplementar sua formação acadêmica e se especializar em alguma área do Direito, o LLM é uma ótima opção por diversos motivos. O tempo e o custo do curso são, em média, um terço daqueles necessários para alcançar o JD. Outra facilidade bastante relevante encontrada no LLM é o fato de possuir um processo de application mais simples, essencialmente em razão da desnecessidade de prestar o LSAT (Law School Admission Test).

lsat-1

Os alunos internacionais de Masters of Law geralmente possuem benefícios em detrimento dos alunos norte-americanos, como ter uma hora a mais para realizar cada prova e estar em frequente contato com o grupo de alunos internacionais.

Muitas Law Schools disponibilizam aos seus alunos o chamado Joint Degree, que é a possibilidade de realizar os cursos de JD e LLM juntos, economizando-se tempo e dinheiro, uma vez que créditos cursados são aproveitados para ambos os cursos.

Geralmente, o Joint Degree é realizado por alunos de Juris Doctor que possuem boas notas e optam por realizar o Masters of Law ao fim daquele curso. Todavia, há Law Schools que permitem que o Joint Degree seja iniciado com o Masters of Law e, após, complementado com o Juris Doctor. Portanto, se o seu maior interesse é cursar o Masters of Law, mas não exclui a possibilidade de cursar o Juris Doctor, consulte as universidades para as quais pretende aplicar se permitem a realização do Joint Degree na forma que lhe melhor convém.

admissions
Independentemente de seus objetivos e escolhas, é muito importante não limitar sua pesquisa aos websites das organizações e universidades, mas estendê-las  ao contato direto com os Admission e Recruitment Offices das universidades de sua preferência. Eles poderão dar informações muito valiosas que nem sempre estão disponíveis nos websites e lhe ajudar a encontrar  a melhor opção para o seu caso específico.

images (1)

Resumo:

  1. Características Comuns ao JD e LLM
  • Processo de aplicação, variável a cada instituição, geralmente composto pelos requisitos básicos:
    • Histórico escolar;
    • Cartas de recomendação;
    • Currículo;
    • Redação;
    • TOEFL (há poucas exceções).
  • Via de regra, não permitem que o estudante internacional trabalhe paralelamente ao curso.
  1. Características do JD
  • Nível acadêmico exigido: bacharelado;
  • Curso de aprox. 03 anos full-time;
  • Realização da prova LSAT (Law School Admission Test) – Há algumas poucas Law Schools aprovadas pela American Bar Association que possuem um processo de aplicação especial para alunos internacionais com formação prévia em Direito e não exigem o LSAT;
  • Disputará em igualdade com norte-americanos pelas vagas e no ranking de alunos (importante para conseguir um bom estágio de verão);
  • Confere o direito de realizar a prova da American Bar Association quando cursado em uma escola aprovada pela ABA, que o habilita a advogar no estado dos Estados Unidos onde a prova foi realizada.
  1. Características do LLM
  • Nível acadêmico exigido: formação prévia em Direito (válida formação no exterior);
  • Curso de aprox. 01 ano full-time;
  • Não exige a realização do LSAT;
  • Benefícios comuns para alunos internacionais:
    • Maior facilidade de conseguir vagas em detrimento ao JD;
    • Maior tempo para realização de provas;
    • Grupos de alunos internacionais.
  • Não confere o direito de realizar a prova da American Bar Association.

lsac

O site mais adequado para pesquisa e com a maior quantidade de informações é o apontado abaixo, da LSAC (Law School Admission Council), organização responsável pela organização do LSAT, por receber o seu processo de aplicação e encaminhá-lo para as universidades de sua escolha, tanto para alunos de JD quanto de LLM.

 

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s