5 dicas para não sofrer com a mudança para os EUA

Candidatar-se a uma vaga em uma universidade americana é difícil. São applications atrás de applications, atrás de testes, e cartas de recomendação, e essays, e documentos…

Julho é o mês em que muitos se dão conta de que isso foi só o começo, e uma longa jornada ainda se estende adiante. Se tomar a decisão de estudar em outro país exige convicção, efetivamente deixar seu país exige algo a mais: coragem.

luggage full and ready to travel

Mas você não precisa ir só com a coragem; informação também ajuda (e muito!). Por isso, montamos abaixo uma lista com 5 aspectos da realidade americana que causam estranhamento aos brasileiros:

For good measure

Qual é a sua altura? 5’10? 6’07? Com certeza, esse será o menor dos seus problemas envolvendo o sistema de medidas usado nos Estados Unidos. Abandonado por quase* todo o resto do mundo, o sistema de medidas imperial foi estabelecido na Inglaterra em 1824, e se alastrou junto com o Império Britânico. Pouco mais de um século depois, no entanto, foi substituído pelo sistema métrico na maioria dos países do antigo império… Uma das exceções, claro, são os Estados Unidos, que continuam a usar um sistema muito semelhante àquele.

metric imperial

A conversão é complicada, principalmente por não ser uniforme. Por exemplo: para obter o valor em Celsius de uma temperatura, é necessário subtrair 32 do valor em Fahrenheit e dividir o resultado por dois. Para conversão entre centímetros e polegadas, por outro lado, basta multiplicar o valor em polegadas por 2,5.

*Libéria e Myanmar ainda utilizam unidades imperiais.

Tip of the iceberg

Dinheiro é um assunto delicado em qualquer lugar. No Japão, por exemplo, oferecer ao garçom (ou garçonete) um centavo que seja além do valor da conta é uma ofensa. A dificuldade se agrava quando as regras não são muito claras (e costumam não ser).

Esse é um dilema clássico de qualquer estrangeiro que visite os EUA. A gorjeta é obrigatória? Ou só se o atendimento for bom? Lá também são 10% ou é um valor fixo? Entrego direto ao atendente ou deixo junto com a conta? Vão me julgar se eu não der? And so on.

tips

A gente explica (ou tenta explicar): a gorjeta não é obrigatória, mas é esperado que, a menos que o serviço seja muito ruim, você deixe entre 10% e 20% do valor da conta para quem lhe prestou o serviço. E não só em restaurantes; taxistas, entregadores, manobristas, e até cabeleireiros e manicures também estão entre os profissionais que contam com gorjetas para integrar a renda. A CNN Money fez um manual [http://money.cnn.com/pf/features/lists/tipping] bastante completo que vai ajudar você a não passar vergonha nesses casos.

Play tag

Já ficou claro que as finanças são parte crucial da jornada que você está prestes a iniciar. Então, aqui vai mais uma dica importantíssima: no Brasil, estamos acostumados a pagar R$50 quando a etiqueta de preço diz R$50. Nos Estados Unidos, se a etiqueta diz U$50, você pode pagar até aproximadamente U$55. Não fez sentido?

tax

Assim como os brasileiros, os americanos também pagam impostos. A diferença é que lá normalmente fica claro exatamente quanto do valor pago está sendo encaminhado ao governo. A desvantagem é que quem não está habituado a isso acaba descobrindo só depois de inserir o cartão na máquina. Procure saber os impostos que incidem sobre transações comerciais no estado em que você está e tenha isso em mente quando for às compras.

Feeling 21

21

A maioria das pessoas passa a adolescência esperando pelos 18 anos, e quando a idade chega, acham que podem fazer o que quiserem. No Brasil, isso até é (quase) verdade. Mas nos Estados Unidos, é preciso ter mais cautela: lá, você ainda será considerado uma criança para coisas que está acostumado a fazer no Brasil. Um exemplo clássico são as bebidas alcoólicas, que você não poderá comprar, portar ou consumir até atingir os 21. Noventa dias após seu aniversário de 21, você também pode solicitar sua carteira de motorista definitiva (antes disso, jovens com mais de 16 anos de idade podem dirigir, mas há limitações que variam de acordo com cada Estado). Além disso, os jogos de azar, proibidos no Brasil, em solo americano são permitidos por lei, com concessões variando segundo o tipo de jogo, a idade dos pretensos jogadores e o Estado.

PC

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer que o mundo está cada vez mais chato. Concorde com isso ou não, o fato é que o politicamente correto (abreviado para PC nos EUA) existe, e nos Estados Unidos muito mais do que no Brasil. O humor brasileiro (ainda) é amplamente dominado por membros do sexo masculino. Por isso, não é raro que seu conteúdo seja considerado sexista, homofóbico e, em menor escala, racista, em outros países.

qq-coex-rb

Nos Estados Unidos, os movimentos sociais que fazem essa crítica existem há mais tempo e estão mais disseminados, principalmente no ambiente universitário. Além disso, num país com a diversidade cultural que existe nos EUA, é necessário desenvolver certa sensibilidade a essas questões. Para garantir que sua fala não vai ofender ninguém, imagine como você se sentiria se um americano dissesse a mesma coisa a respeito do seu país.

A princípio, talvez seja difícil abandonar hábitos tão arraigados em nossa cultura nacional, mas se você encarar a situação como uma oportunidade de se adaptar a uma nova cultura e crescer como pessoa, não será tão dolorido.

Nós, do EducationUSA, ainda damos mais uma força na sua transição: esta sexta (22/07), às 13h30 ofereceremos o Pre-Departure Orientation, onde você pode aprender muito mais e assim, sentir-se seguro para dar esse passo. Ainda dá tempo de fazer a inscrição! Acesse este link e preencha o formulário.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s