Líderes brasileiros negros que atuaram ou estudaram em universidades americanas

No Black Achievement Month, conheça alguns dos líderes brasileiros negros que já  atuaram ou estudaram em universidade americanas e que são referências em suas áreas.

1. Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal

Portal STF Internacional

Eleito em 2013 como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela Revista Times, Joaquim Barbosa é jurista ex-magistrado brasileiro. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 até 2014, tendo sido presidente do tribunal de 2012 a 2014. Além disso, Joaquim Barbosa atuou como Visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003).

2. Joana D’Arc de Souza, Professora de Químicajoana-darc-felix-de-souza-e-phd-em-quimica-pela-renomada-universidade-de-harvard-1495572636797_615x300

Formada em química pela Universidade Estadual de Campinas em 1983, Joana soma 56 prêmios na carreira, com destaque para a eleição de ‘Pesquisadora do Ano’ no Kurt Politizer de Tecnologia de 2014, concedido pela Associação Brasileira da Indústria Química. Realizou um estágio de pós-doutorado na Universidade Harvard.

3. Sonia Guimarães, Professora no Instituto Tecnológico da Aeronáutica

el paid
Fonte: Roosevelt Cássio, El País

Sonia é a primeira negra brasileira doutora em física, título adquirido pela University of Manchester Institute of Science and Technology. Há 24 anos, a professora compõe o corpo docente do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

4. Katemari Rosa, Professora de Física

ciencias

Doutora pela Columbia University, onde também realizou seu mestrado, Katamari realizou a pesquisa “Contando nossa história: negras e negros nas ciências, tecnologias e engenharias no Brasil”, a fim de destacar a contribuição de negros e negras cientistas brasileiros para o país. Atualmente é professora na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e se preocupa com a formação de professores que inspiram jovens negros para área das ciências.

5. Adilson José Moreira, professor de Direito

Adilson-José-Moreira

Professor de Direito e escritor, Adilson José Moreira é Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013), Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007) (Bolsista CAPES/CNPq). Realizou seu Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005).

6. Rachel Maia, CEO da Pandora Brasil1024-rachel-748x498

CEO da Pandora Brasil, Rachel Maio representa, de acordo com suas próprias palavras, “ 0,4% do universo de CEOs”. Tendo realizado cursos de liderança  e negócios pela  Harvard Business School, Rachel Maia também está engajada com os trabalhos da ONU Mulheres e com a campanha HeForShe.

Uma consideração sobre “Líderes brasileiros negros que atuaram ou estudaram em universidades americanas”

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s