Uma história de desafios e sucesso

De vez em quando, conhecemos pessoas com histórias que nos inspiram. E às vezes nosso time de orientadores tem a sorte de apoiar  uma dessas pessoas, aprendendo muito no processo.

Há cerca de três anos o Lucas, um aluno cego, nos procurou dizendo que queria estudar nos EUA. A motivação era simples: lá poderia ser um aluno “normal”, morar sozinho, se locomover pelo campus, ter acesso a todos os materiais adaptados que precisaria e a tecnologia assistiva de última geração, e, como muitos dos alunos que sonham em estudar nos EUA, uma educação desafiadora e de excelente qualidade. Isso acontece porque nos EUA as leis de inclusão são bastante abrangentes, e muitas universidades vão além do que é exigido por lei para que esses alunos tenham uma experiência fantástica durante a graduação.


 Perfillucas minnesota5.4


Nome
: Lucas Gil

Área de estudo: Ciência da Computação

Aceito em: Florida Institute of Technology, Arizona State University, University of North Florida, University of Minnesota – Twin Cities e University of Wisconsin-Milwaukee.

Status: Matriculado como primeiro-anista na University of Minnesota – Twin Cities

Quem acompanha nossa Newsletter já o conheceu na entrevista que foi destaque na edição de maio. Veja abaixo reproduzidos alguns trechos do relato dele, junto com a sua história.


Depois dessa primeira conversa, o Lucas passou a estudar inglês na Alumni e depois de um ano e meio começamos a trabalhar com ele efetivamente no processo de admissão para universidades americanas.

“Para mim, a maior ajuda tem que vir de você mesmo. Eu em nenhum momento tive dúvida do meu sonho de estudar nos Estados Unidos, e nada do que acontecia me desmotivava.
Acho que se você pensa muito, você não vai fazer uma coisa tão grande quanto estudar fora, então eu tive foco e fui atrás do que eu queria.”

Desenvolvemos com ele uma lista preliminar de universidades para as quais aplicaria, e começamos a trabalhar nas suas inscrições para provas, como o SAT e TOEFL, pedidas no processo de admissão. Não demorou muito até percebermos que todos os passos do processo seriam desafiadores: aprendemos que o braile usado nos EUA é diferente do usado no Brasil (possui cerca de 200 contrações que tornam a leitura impossível sem conhecê-las), as provas usam um braile matemático, que o Lucas nunca tinha usado, e muitas vezes as acomodações especiais para as provas  não davam conta exatamente da deficiência. Mas o Lucas se manteve firme, porque tinha um sonho.

Quando a época das candidaturas chegou, tínhamos sessões online semanais com o Lucas para ajudá-lo a preencher os formulários e encontrar informações específicas para cada universidade. Mas o papel de apoiá-lo foi além:  às vezes era de incentivar a continuar, lembrando-o do quanto ele já tinha superado para chegar a este ponto; em outros tínhamos que desafiá-lo a se esforçar mais. Também tivemos muitas conversas assegurando-o (e seus pais) de que ele poderia ser admitido e que então todo o investimento de tempo e esforço valeria a pena.

“Se eu pudesse dar uma dica para quem está começando o processo agora, seria: tenha muito foco, não deixe nada interferir no que você quer e, principalmente, vá sempre atrás dos seus sonhos, por mais difíceis que eles sejam.”

Apoiar o Lucas por todo o processo de candidatura foi um esforço conjunto de todos os orientadores e o pessoal do nosso escritório de orientações, mas quando recebemos a primeira oferta de admissão do Lucas, com direito a bolsa parcial por mérito, tivemos um dos nossos melhores dias como orientadores até então.

O Lucas superou muitos obstáculos e incertezas, e nossa equipe certamente aprendeu e se envolveu muito mais no processo de admissão do que nunca antes. Sabemos que esses foram os primeiros de muitos desafios, mas estamos ansiosos para acompanhar todas as conquistas que virão. Acompanhe o blog para saber mais da experiência do Lucas na University of Minnesotta!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s