Como estudar no exterior pode mudar você

Fazer um intercâmbio te faz passar por experiências e situações que é impossível imaginar. E nós do EducationUSA separamos alguns benefícios que essa viagem pode trazer para a sua vida!

1. Muda sua perspectiva

Nós temos a mania de achar que o que acontece com a gente é regra para todo mundo. E isso não é verdade. Num intercâmbio, momento no qual você vai ter que lidar com novas culturas, costumes e pessoas, você aprende que nós somos condicionados a ver o mundo da nossa maneira. Mas que ela não é refletida na realidade dos demais.

Normalmente, nós estamos presos na vida que temos, no nosso trabalho, na nossa escola, no nosso ciclo de amigos ou até mesmo nas nossas concepções morais. E ao lidar com isso diariamente, na perspectiva de que você é o estranho em um novo espaço, você terá a oportunidade de aprender coisas novas, ampliar sua perspectiva para muito mais do que está no seu dia-a-dia e aprimorar seu senso crítico.

2. Te faz enfrentar seus medos

E quem nunca teve medo de ficar sozinho na vida? É isso mesmo. Você vai lidar com este medo. Fazer um intercâmbio te faz entender e ver que estar sozinho não é de tão ruim. É a oportunidade certa pra você curtir, além da companhia dos seus novos amigos, a sua. É entender que não há medo nenhum em estar com quem você mais conhece, você mesmo. É se ver responsável por tudo o que você fizer, ter noção de atos e consequências. E mesmo com tudo isso, ver que sua família e amigos, mesmo não estando com você fisicamente, permanecem te apoiando e estando do seu lado.

3. Te faz conhecer mais de você mesmo

Uma viagem te faz ter que lidar com situações que você não espera, mas que você tem que ter força suficiente para agir. Uma doença. Um mal-entendido. Uma briga. Uma decepção. Pessoas novas. Família nova. Amigos novos. País novo.

É diante dessas inúmeras situações que você vai entender melhor como você reage e atua na sua própria vida. Porque, muitas vezes, vivemos no automático: fazemos as mesmas atividades, ficamos com as mesmas pessoas, frequentamos os mesmos lugares e parece que o nosso corpo já faz tudo isso sem pensar. E é no intercâmbio que você descobre que ainda há espaço para coisas novas dentro de você! Seu lugar favorito muda. Sua comida favorita muda. Sua música preferida muda. Seu hobbie preferido muda. Ou não. Mas você muda!

4. Te ensina a lidar com mudanças

E o que fazer quando tudo o que você mais tinha certeza, muda? Você se adapta. Esta, com certeza, é uma das melhores qualidades que o intercambista ganha, ou aprimora. Seja por uma mudança de rotina, mudança de hábitos, mudança de pensamentos, mudança até mesmo de planos. Você começa a direcionar a sua vida para as suas novas preferências e aprende que ninguém é mais responsável pela sua vida, do que você mesmo. E que mudanças, muitas vezes, vem acompanhadas de lições e ensinamentos que, nem sempre, estamos prontos para aprender.

5. Te mostra como a vida é curta

Seja por um mês, seis meses, um ano ou dois. Um intercâmbio te dá uma sensação de que, ao mesmo tempo que o tempo é infinito, ela passa voando. Você tem um milhão de lugares para visitar, museus para conhecer, paisagens para fotografar, pessoas para conhecer, comidas para degustar, idiomas para aprender e tudo isso em um tempo que não é nada comparado à quantidade de coisas anotadas na sua bucket list. Então, vai! E aproveita esse tempo para fazer tudo o que você tiver vontade, até porque a gente nunca sabe quando vai ter a oportunidade de voltar. E é com esse sentimento de fazer acontecer que você volta pra casa cheio de novos planos!

6. Te faz reformular objetivos de vida e repensar no seu futuro

Com tantas novidades, mudanças, pessoas e crescimento pessoal, é claro que é normal nós voltarmos de um intercâmbio cheios de dúvidas. Minha vida vai voltar ao que era? O que eu faço agora? Trabalho? Estudos? Projetos? Mudanças?

E a resposta para tudo isso é… permita-se ser. Reflita a partir de todas as experiências que você teve nesse período. Tudo o que você conheceu, tudo o que você aprendeu, o tanto que você mudou… tudo! E agora olhe para frente. Você se vê realizando as mesmas coisas? Ou você tem novas ideias e projetos? Porque não existe uma fórmula mágica para superar a saudade que dá, mas você pode acrescentar a sua experiência de intercâmbio na sua nova vida quando você volta. Mas cada um encontra sua maneira para isso.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s