Graduate Personal statement vs. Undergraduate Essay

notes macbook study conference

Quando pensamos em redação, logo pensamos nos temas complexos do ENEM e em como não podemos expressar nossas opiniões; apenas avaliar os fatos e discorrer sobre o assunto de maneira impessoal e pouco reflexiva.

Como parte do processo de admissão para uma universidade americana, seja para graduação ou pós-graduação/mestrado/doutorado, é necessário que o candidato escreva uma ou mais redações com temas propostos pela universidade.

Nesse cenário, a maior dificuldade do candidato brasileiro costuma ser: EXPOR A SUA OPINIÃO. Sim, para as universidades americanas, é primordial que você se posicione sobre um assunto, ou conte sobre a sua própria experiência perante o tema escolhido.

A redação mais comumente solicitada por todas as universidade é conhecida como personal statement. Essa redação deve refletir sobre a sua experiência acadêmica, mas também abordar caraterísticas pessoais e até mesmo profissionais, para que a instituição possa avaliar se o seu perfil é o de melhor encaixe com o da universidade.

Para graduação, a maioria das universidades utiliza a plataforma Common Application para que os candidatos enviem suas candidaturas. Nessa plataforma, existem sete temas que o aluno pode escolher para expor seu ponto de vista em um texto claro e conciso, que será usado pela universidade para avaliar o candidato por completo, além das notas. Para saber quais são os temas para 2019, acesse: https://www.commonapp.org/ready

Para os níveis de pós-graduação, mestrado e doutorado o personal statement consiste em detalhar a sua trajetória profissional e pessoal, citando experiências concretas de vida e desafios enfrentados. É válido descrever seus objetivos e como você irá contribuir para o programa escolhido. Além disso, no personal statement, vale sempre citar o que você espera do programa, como aprendizados e oportunidades.

Há também o statement of purpose, que difere um pouco do personal statement, a nível de mestrado e doutorado. O statement of purpose é mais alinhado ao programa e ao lado acadêmico/profissional e a como o programa escolhido irá refletir em futuras pesquisas e interesses profissionais.

5 dicas importantes para escrever uma redação para universidade americana:

  1. Depois de escrever a primeira versão, revise o conteúdo, a organização e a gramática;
  2. Peça que alguém que conhece o processo de admissão em universidades americanas dê um feedback com propriedade;
  3. Participe de workshops de redação oferecidos pelos escritórios da rede EducationUSA;
  4. Para os níveis de pós-graduação, mestrado, e doutorado, escreva um personal statement específico para cada universidade, customizado de acordo com cada programa, etc;
  5. Dê exemplos concretos de experiências de vida acadêmica, profissional e pessoal.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s